sexta-feira, 9 de julho de 2010

Ama o desejo, não o desejado!

Como dizia meu filosofo favorito "Amamos o desejo e não o desejado" Nietzsche.

Parece uma resposta muito rude pra sua pergunta! Mas porque eu gosto de você?!.. é exatamente por isso!
Vamos dissecar mais profundamente nossas motivações, sabe o que acharemos? Que jamais alguém fez algo totalmente para os outros. Todas as ações são autodirigidas, todo serviço é auto-serviço, todo amor é amor próprio. Ficou surpreso com esse comentário? Talvez estejas pensando naqueles que ama, mas cave mais profundamente e descobrirá que não ama a eles propriamente dito: Ama sim as sensações agradáveis que tal amor produz em você! Amamos o desejo e não o desejado.
Então sua pergunta deveria ser: Quais são as suas motivações?
Por isso algumas vezes nos comportamos com certo "amor" para com os outros que nos interessam, cuidamos, respeitamos, satisfazemos... para quer? Para recebermos o mesmo, é essa a motivação, a expectativa de troca!
Agora o lado menos pessimista da coisa, felicidade alheia é boa sim! Quando fazemos parte da construção dela e obvio receberemos o retorno por isso, o que confirma a prerrogativa de Nietzsche. Quase sempre desistimos de um amor doloroso, pois ele não nos causa sensações boas, em pouco tempo ele não será mais desejado.
Vc me enche de sensações boas, logo então eu fico ávida por tentar te causar o mesmo para continuar o ciclo, teus risos geram meus risos, a tua felicidade até certo ponto é a minha felicidade.

Bertha S.

Um comentário: